Comemorativo: Dia do Sertanejo


No Brasil, comemora-se hoje o Dia do Sertanejo. Para a maioria das cidades, o dia 3 de Maio foi escolhido para essa comemoração, porém a data muda de cidade para cidade de acordo com a cultura regional.

Para quem não conhece a história da data, fizemos uma pesquisa para ajudá-los a entender essa comemoração.

De acordo com André Piunti, em 1964, Geraldo Meireles, o “Marechal da Música Sertaneja” (na época ele estava começando a surgir no cenário sertanejo), propôs que os violeiros passassem a se encontrar todo ano em uma mesma data, para que pudesse ser instituído um “Dia do Sertanejo”. Com a ajuda da Rádio Aparecida e a aceitação dos violeiros, no dia 3 de maio de 1964, Meireles levou a dupla Tonico e Tinoco para se apresentar na cidade. Resultado: há 48 anos a tradição se mantém e na tarde de hoje, a partir das 15h, a Rádio Aparecida realizará o “Show Sertanejo” no auditório da Rede Aparecida de Comunicação. Em 1975, o deputado federal Jorge Paulo, do MDB, apresentou um projeto de lei que previa instituir nacionalmente o “Dia do Sertanejo” em 3 de Maio, mas o projeto foi arquivado.

Apesar do projeto não ter sido oficializado, os apaixonados por este estilo musical continuam a comemorar a data. FELIZ DIA DO SERTANEJO!

Share this:

 
Copyright © ES Sertanejo. Designed by OddThemes